quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Opinião

            Estes textos foram produzidos por alunos do 2º Ano da turma A, matutino, do Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, meus alunos do Estágio Supervisionado II. Peço que você, leitor (a), desconsidere qualquer tipo de inadequação gramatical caso ainda encontre nestes textos, pois, a revisão feita deles foram insuficientes para melhorar ainda mais os textos dos alunos.  Estes textos fazem parte do projeto Cidade de Deus: intertextualidade e produção que tinha como objetivo exibir o longametragem Cidade de Deus e a partir dele produzir textos com as temáticas apresentadas no filme para publicação neste blog. Este trabalho é uma contribuição dada ao ambiente escolar para que ele se constitua como espaço propício à transformaçaõ social e devolução do direito à palavra às classes desprivilegiadas que, em grande maioria, ocupam os bancos das escolas públicas no Brasil. Boa leitura!!!

 
 
 
           Por Bruna Souza

 Corrupção
Quem devia proteger se junta aos marginais

Vivemos em uma sociedade totalmente insegura e perigosa, está a cada dia mais difícil encontrar pessoas confiáveis e honestas. As pessoas estão cada vez mais insensíveis, influenciável e o número de pessoas corruptas cresce cada vez mais.
            Médicos, políticos, professores são pessoas que teriam que ter compromisso com a verdade mas, nem sempre isso acontece. Eles se deixam corromper pelo dinheiro ou pela fama. O que mais choca é a corrupção de policiais, pois, ao invés de prender os traficantes eles estão se igualam  a eles. Traficando armas, matando pessoas inocentes, fazendo vista grossa para os marginais em troca de dinheiro. Esse é o ponto, dinheiro. O poder sobe àcabeça das pessoas elas passam a cometer delitos a fazer besteiras que depois se arrependem mas, as vezes já é tarde para arrepender-se por isso tem que se tomar muito cuidado com o dinheiro e o poder eles são aliados mas, podem se tornar vilões na vida de quem as possui.

           Por Camila
 
Corrupção policial
 
Os policiais são os heróis do povo, pois são eles que nos protegem, mas no meio dos heróis há também os vilões, policiais corruptos que aproveitam sua profissão para ter vantagens. Ao prender bandidos alguns policiais recebem propinas para liberar o detento, fornece armas aos traficantes e muitas vezes recebem parte do dinheiro que vem do tráfico.
Esse tipo de ação é vista no filme “Cidade de Deus”, os policiais vendem armas a um traficante de drogas, e em um momento em que o traficante não paga por elas, os fornecedores cobram pessoalmente.
Concluindo, os policiais são heróis, eles combatem a violência nos protegem e cuidam para que a ordem seja mantida, mas alguns deles se escondem atrás de máscaras obtendo vantagens para benefício próprio.
 
 
Por Murilo Henrique
 

Drogas
 
Um assunto discutido com frequência pela mídia e pela população é a questão das drogas. É cada vez mais comum encontrarmos adolescentes e adultos que entraram completamente nesse mundo, isso acontece muitas vezes por falta de oportunidade ou até mesmo por influência. O número de viciados vem crescendo e nada é feito para mudar essa situação.
No Brasil a porcentagem de usuários cresceu 160% em quatro anos, de acordo com um levantamento realizado pela ONU em 2008. Muitas pessoas começam a fazer o uso da droga e não conseguem controlar o ritmo do consumo.
            O pior é que quanto maior o número de usuários, quem se fortalece é o tráfico, que com ele puxa outros problemas como violência, corrupção e etc.
            Na minha opinião muita coisa pode e deve ser feitas para amenizar  esse quadro, como a atuação constante das autoridades, campanhas de conscientização da população. Facilitar acesso de usuários à clínicas de reabilitação, pois muitos querem se tratar e não tem apoio ou oportunidade de tratamento.


Por Fredson Cardoso

A violência

            A criminalidade é tamanha que as pessoas são forçadas a se trancarem em suas residências com medo que sejam os próximos no necrotério.
            Nos bairros periféricos pessoas vivem em prisão domiciliar por opção própria para fugir junto com filhos e outros parentes de um monstro chamado violência, devoradores de mulheres, homens, velhos e crianças. Este monstro só pode ser parado pelo super herói a Educação este o qual da força e impulsiona os jovens a lutarem pelos seus direitos e igualdades. Ajudando suas comunidades a não mais serem mortas roubadas ou ingressadas no crime.
A vilã violência só será destruída se todos lutarem e libertaram a sociedade de suas prisões.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário