sexta-feira, 24 de julho de 2009

51º CONUNE (Congresso da UNE) x Reportagem da TV Globo - “Ela é terrível!”



Tive a oportunidade de participar do CONUNE e confesso que fiquei encantada com a força dos estudantes e uma alegria me encheu o coração ao perceber que no Brasil ainda existe Movimento Estudantil (ME) e que ele de fato ajuda o país a avançar nas políticas educacionais.
Não poderia deixar passar em branco o meu comentário sobre o CONUNE que aconteceu entre os dias 15 à 19 de julho de 2009 em Brasília – DF e mais uma atitude sacana da Globo. Minha participação no congresso e a reportagem que assisti da TV Globo, me levaram a escrever este texto. Uma forma de denunciar e relatar minha experiência.
Sempre acreditei que nossas lutas nunca são em vão, ainda que não apresentem resultados imediatos, esta consciência e outras são responsáveis por minha motivação em continuar na luta, seja no CA (Centro Acadêmico) do meu curso, no meu bairro, na minha cidade, na igreja etc.
Por falar em resultados, lá vi de perto como o Movimento Estudantil protagoniza no avanço para a democracia do nosso país. Ao contrário do que pensa a mídia - que insiste em afirmar que a UNE (União Nacional dos Estudantes), entidade legítima de representação dos estudantes, está distante dos grandes temas nacionais e que ela só oferece como esmola para a massa estudantil a meia entrada no cinema, como afirmou um cientista político contratado da Globo numa entrevista. Veja o vídeo da reportagem neste link www.youtube.com/watch?v=GH0kgQ7iUYU - entendo que a UNE tem exercido seu papel ao pressionar os poderes, apresentar propostas como o da Reforma Universitária que está tramitando no Congresso Nacional e denunciar práticas que servem como holofotes políticos e interesses privados como a CPI da Petrobrás uma forma de enfraquecer a estatal e colocar sob suspeição a credibilidade da Petrobrás e do governo brasileiro. Pois, todos os temas apontados como investigação da CPI já estão sendo apurados pelo Tribunal de Contas da União, Ministério público Federal e outras instâncias, não havendo motivos para o inquérito. Além destas contribuições, a UNE têm acrescentado muitas outras que a mídia faz questão de esconder e ainda tem o prazer de elaborar uma reportagem tendenciosa, como se a UNE fosse uma entidade que se vende e não defende os interesses nacionais.
Mas aqueles que estão atentos a estas ciladas da mídia e entendem seu papel enquanto estudantes estavam lá discutindo políticas públicas e definindo os rumos do ME e do Brasil. O Congresso recebeu cerca de 10 mil estudantes de todo o Brasil e de várias forças estudantis que demonstraram empenho na disputa política da diretoria da UNE. A abertura do evento contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o primeiro a participar de um congresso da UNE. O evento contou com mesas, debates e culturais, além das plenárias finais onde se aprovou propostas para a Educação, Movimento Estudantil, Conjuntura e elegeu a nova diretoria.
Voltei mais feliz de Brasília por entender que nós estudantes temos força e possibilidades de mudar o país através de uma entidade séria que não se vende e sempre lutou a favor da democracia, inclusão social e soberania do País.

8 comentários:

  1. Glauciane, que coisa mais linda esse seu texto. Fico extremamente emocionado e cheio de orgulho em saber que o ME continua lutando contra tudo e todos em favor da classe estudantil e da tão sonhada redemocratização do país, que por sinal perdura desde o fim da Ditadura Militar.
    As suas considerações diante da análise feita em relação ao CONUNE e o que a TV GLOBO MALDITA veiculou foram de um esclarecimento sem igual, principalmente pra quem não estava lá (nesse caso, eu!rsrsrs). Só assim conseguimos perceber mais claramente o poder ideológico e alienador que ela possui sobre a grande massa.
    Você vai longe minha GRANDE redatora.
    Cada dia mais gosto de seus textos e me apaixono por sua maneira de escrever, é simplesmente uma DELÍCIA!
    Cheiro!

    ResponderExcluir
  2. Glauce, faz um tempo que me comprometi em visitar o seu blog... E logo hoje, enquanto estou aqui, tão distante de Jequié, sozinho... Fui lendo, lendo e aos poucos fui me sentindo bem acompanhado... é assim que eu me sinto quando descubro alguém que se preocupa com as dores do mundo! O que acha de escrevermos um texto sobre participação e democracia juntos? Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Acho uma ótima idéia Bira, vamos conversar por e-mail pra discutir melhor esta possível produção!

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer você! Muito obrigada por tudo!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Gal, gostei muito do texto...Gostei da forma de como vc emenda as idéias uma na outra e o melhor de tudo: o conteúdo!! Sabia que me deu até vontade de estar em Brasilia? E eu acho que um texto bom faz isso com a gente - nos traz a vontade de estar dentro de onde o texto está...Oh, minha amiga, estou orgulhosa de tu, viu? Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Renata a recíproca é verdadeira!

    ResponderExcluir
  7. Que bom, Gal! Fico feliz em saber que vc gostou do Vestígios.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gal, bela analise que vc faz do congresso da UNE. Sinto por ter faltado nesse encontro tao importante. A UNE ainda é a entidade representante dos estudantes brasileiros e a maior da America Latina, por merecimento. Hoje em dia, assim como em todos os espaços, a UNE nao pode ser chamada de perfeita. Mas é sim um espaço democrático de discussão, onde os mais diversos e polemicos temas referentes ao povo brasileiro, principalmente os estudantes, sao debatidos. Muitos estão a criticar a entidade (e é essencial que existam essas pessoas), mas poucos se propoem a resolver seus problemas, pois somente criticar sem apresentar prtopostas é muito fácil. Fico feliz que você percebeu toda a força dos estudantes nesses espaços, e nao somente neles. Temos que discutir, criticar, problematizar nossa realidade afim de elucidar cada vez mais as pessoas sobre sua propria realidade, geralmente vendada por conceitos apresentados por uma mídia elitista e tendenciosa.

    Grande abraço

    ResponderExcluir