domingo, 13 de junho de 2010

Perdoar, perdoar antes do vinho tomar




Posso dizer, que a noite de hoje foi em todas as coisas, uma noite DIFERENTE.
Pensei que tudo seria bastante normal como todas as outras noites de domingo que vou à igreja.
Mas por incrível que pareça, foi bastante diferente. Até a blusa que usei hoje era diferente, nunca havia vestido.
Meu comportamento no culto hoje, foi diferente da maioria das vezes, não fiquei olhando para trás para ver quem chegava, quem saia e quem estava sentado. Estive atenta a tudo o que eu fazia, o que me fez perceber que a voz de Deus falava comigo.
A palavra do pastor também foi diferente, ele falou de Nelson Mandela, coisa que nunca tinha acontecido, falou da sua atuação contra o Apartheid e a partir daí desenvolveu seu sermão, nos convidando a fazer um link do Apartheid social com um Apartheid espiritual que existe no mundo todo. Além disso, parecendo que havia lido meus pensamentos ele disse assim:
- Talvez você pense que sua vida tem sido uma mesmice, que você já sabe o que vai acontecer na segunda-feira, na terça-fiera etc... e que nada muda. Mas, hoje eu te convido a viver em novidade de vida!
Alguns dias atrás, eu reclamava:
- Nada muda em minha vida, nada de novo acontece, nada de DIFERENTE...aff!
E hoje tudo estava sendo diferente, tudo tinha um toque diferente.
Para não quebrar o ritmo, a hora da ceia também veio com seu toque de diferença, cumprindo o que é proposto na ceia e na maioria das vezes não acontece. Todas as vezes que tem ceia na igreja, o pastor pede que nós compartilhemos (troquemos) o cálice com algum irmão ou irmã. Mas hoje na hora de solicitar isso, ele falou que era para sairmos do lugar e orar com alguém, mesmo se esse alguém não estivesse participando do ritual.
Sabia que atrás de mim, estava uma irmã que estava sem falar comigo, devido um mal entendido que aconteceu. Nossa relação se esfriara desde o final do ano passado. E a partir daí, ela não me olhava mais nos olhos.
Ao virar para procurar alguém para orar, pensei: esta é a oportunidade que Deus está nos dando de acertar nossa relação.
Perguntei: quer orar comigo?
Mesmo sem olhar em meus olhos, ela aceitou, trocamos os cálices e oramos. E minha oração foi pedir a Deus que me perdoasse caso eu tivesse magoado a irmã e que ela me perdoasse também. Orava em voz alta. Além disso, pedi a Deus que toda demagogia caísse por terra dentro daquela igreja. Ao terminar a oração nos abraçamos, antes do vinho tomar, nesta hora, abraçada com ela e visualizando as pessoas atrás da gente, pensei: como a igreja vive ferida... poderia haver mais pessoas alí dentro, magoadas umas com as outras, vivendo sem se perdoarem. Na hora do abraço, ela disse que gostava muito de mim e combinamos conversar após o culto. Ao terminar o culto conversamos um pouco sobre o ocorrido, esclarecemos algumas coisas e ficou tudo bem. O perdão foi liberado por nós e foi desfeito todos os nós que amarravam o fluir da graça e do amor.

Ao começar a escrever este texto veio à minha mente a música do cantor Kleber Lucas que conta poeticamente o que aconteceu conosco, nesta noite diferente, regada a perdão.
Obrigada Senhor porque tu és a DIFERENÇA em nossas vidas!

Perdão


Perdoai nossos pecados
Como temos perdoado
A quem nos tem ofendido

Perdoai nossos pecados
Como temos perdoado
A quem nos tem atingido

Se o teu inimigo tiver fome
Dá-lhe de comer
Se o teu inimigo tiver sede
Dá-lhe de beber

Somos filhos de Deus
E prá nós o mais importante
É o amor

Perdão, perdão
Quero te pedir perdão
Perdoar, perdoar
Quero aprender a perdoar
Amar, amar
Sim, eu quero te amar
Ser amado, ser amado
Eu preciso ser amado

Perdão, perdão antes do partir do pão
Perdoar, perdoar antes do vinho tomar
Amar, amar sim eu quero te amar
Ser amado, ser amado,
Eu preciso ser amado.

13/06/2010




2 comentários:

  1. Deu saudade da comunhão da ceia após ler teu texto, na verdade, deu saudade da casa do Pai mesmo...
    Perdão, tenho que me perdoar, a mim mesma e me cobrar menos.
    Perdoar, a todos que me fizeram mal, intencionalmente ou não!

    Vou buscar isso pra minmha vida,m se dúvidas será um diferencial!
    Abração.

    ResponderExcluir