segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Homenagem dos estudantes de Letras à Sarmento, o encantado com a vida

Por Glauce Souza


Ontem, os meios de comunicação noticiaram a morte do Drº Manoel Soares Sarmento Filho. Nós, estudantes de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, pedimos licença para não utilizar aqui, ao se referir a ele, o título de doutor que todos repetem mecanicamente. Queremos falar do Ser Humano Manoel Soares Sarmento Filho!
Este homem que adentrava as salas da UESB com sua típica calça do exército, e seu netbook debaixo do braço, demonstrava ser encantado com a vida, com o mundo, com a tecnologia. Falava dos seus espantos: os pequenos olhos de um inseto, uma grande Universidade em Brasília e uma Torre capaz de adoecê-lo. Falava das suas experiências na década de 70, suas viagens a outros países, cartas para Chomsky e do piano que sabia tocar.
Seu jeito despojado, simples e engraçado, expressava que ali existia um homem encantado com as coisas simples da vida. Talvez por isso desprezasse as palavras eloquentes, o massacre das provas e tudo que lembrava limitação, pois pra ele a vida era muito mais. Sua única rotina era viver, mas ontem ela foi barrada bruscamente deixando-nos triste e um choro insistente caiu do céu.
Dos muitos presentes do Ser Humano Manoel Soares Sarmento Filho, ficarão suas histórias e seu encanto com a vida, que muito nos ensina.

3 comentários:

  1. Mas minha irmã que comentário heim!!merecedor para esse grande mestre vc tá de parabéns bjs te amo muito.Geo

    ResponderExcluir
  2. Gal vc sabe escrever o que qeremos dizer,expressar sentimentos em palavras ñ é pra qualquer um ñ.Eu ñ conheci este homen mas atravez de suas palavras percebir que ele passou pela vida deixando transparecer suas paixões!!!!

    ResponderExcluir