sábado, 18 de junho de 2011

Com Jesus na contramão

Frei Carlos Mesters, em seu livro "Com Jesus na contramão" publicado no ano de 1995, nos mostra que a pessoa de Jesus sempre se posicionou a favor daqueles que estão excluídos na sociedade. O autor descreve sobre a vida de Jesus em Nazaré e a chegada do Reino. Não esquecendo de pontuar as consequências da Boa Nova e as características, objetivos e desafios da Comunidade de Jesus.

Alguns trechos interessantes do livro:

"A Boa Nova do Reino trazida por Jesus mexia com duas colunas centrais da religião oficial, o ensino e a pureza, e incomodava as autoridades mais importantes da Galiléia, os escribas e os fariseus".

"Jesus revela um novo rosto de Deus, em que o povo se re-conhecia e com que se alegrava".

"Uma inversão total se produziu, nunca vista antes! Em vez de o puro viver ameaçado pelo toque do impuro, agora é o impuro que se vê ameaçado pelo toque do puro".

"A consequência desta Boa Nova, porém, é que ela torna inútil e desnecessário o sistema religioso de normas e leis, montado e mantido pela religião oficial para defender a pureza e combater a impureza. Dá para entender que a Boa Nova para o povo era uma má notícia para os defensores desse sistema opressor".

"Jesus não escolheu a elite, não escolheu gente formada e estudada, de grandes qualidades. Escolheu pessoas que se sentiam atraídas pela mensagem de vida que ele trazia".

"Dentro da comunidade de Jesus, porém, havia algo que a diferenciava dos outros grupos. Era a atitude frente aos pobres e excluídos".

"Cada vez que na Bíblia se tenta renovar a Aliança, se recomeça restabelecendo o direito dos pobres, dos excluídos. Sem isto, a Aliança não se refaz! Assim faziam os profetas, assim faz Jesus. Ele denuncia o sistema antigo que em Nome de Deus excluía os pobres, e anuncia um novo começo que em Nome de Deus acolhe os excluídos".

"A comunidade deve ser como o rosto de Deus, transformado em Boa Nova para o povo".

"(...) não é possível ser amigo de Jesus e continuar apoiando um sistema que marginaliza tanta gente".

Jesus ensina que " 'próximo' é todo aquele de quem você se aproxima".

"Ele não quer um povo fechado sobre si mesmo, nas suas observâncias, separado dos outros, mas sim um povo servidor, aberto para todos".

"Jesus quer que o poder seja exercido como um serviço".

5 comentários:

  1. Muito bem Gal, este livro é ÓTIMO. Minha visão sobre REINO DE DEUS mudou positivamente após a leitura deste livro...

    Vou deixar uma frase muito pertinente que está no livro:
    "Jesus se colocar ao lado dos crucificados, jamais daqueles que crucificam."

    ResponderExcluir
  2. Dey, este livro conheci através de vc, lembra q vc me falou dele? Obrigada por lembrar mais uma frase interessante do livro.

    ResponderExcluir
  3. ótima seleção. Estou lendo o livro. Acredito que todo cristão preocupado com as questões do Reino, enquanto realidade histórica, aqui e agora, deveria ler este livro. E não apenas este, especificamente, mas Boff, Mo Sung, Jacques Ellul, Gustavo Gutierrez, John sobrino e outros nesta mesma linha.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Douglas, inclusive estou lendo um livro que o Boff escreveu com Frei Beto sobre Mística e Espiritualidade, muito bom tmb. Obrigada pela visita! Abraços!

      Excluir
  4. Excelente livro do sempre entusiasmado Carlos Mesters.

    ResponderExcluir