sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O I CELLIC – Ciclo de Eventos linguísticos, literários e culturais





Nos dias 26 de outubro e 12 e 13 de dezembro, a Área de Literatura do DCHL e o Projeto de extensão Papo Lírico realizarão o I CELLIC (Ciclo de Eventos Linguisticos, Literários e Culturais), que consiste em uma série de eventos (palestras, minicursos, comunicações etc.), acerca da temática "Identidades Culturais: Brasil, Américas, África e Europa".

O I CELLIC consiste numa tentativa de pesquisadores da UESB e de outras instituições em apresentar um balanço teórico e crítico dos estudos linguísticos, literários e antropológicos na atualidade, perante ao impacto da chamada era "pós": pós-moderna, pós-estruturalista e pós-colonial. Importa entender, nesse sentido, tanto a formulação temporal e crítica da ideia de "pós", quanto uma série de movimentos que se estabeleceram nos últimos anos, sustentados ou não pela força desse prefixo, como o pós-feminismo, as teorias pós-coloniais, o hibridismo cultural, a diáspora negra, a crioulização, tensões entre o normativo e o descritivo na constituição das línguas contemporâneas etc.

O ciclo será dividido em dois eventos. O primeiro será realizado no dia 26 de outubro e é intitulado "Jorge Amado, quase 100", no qual teremos palestras e apresentações de comunicações sobre a obra de Jorge Amado, antecipando a comemoração do seu centenário e discutindo o crescente interesse por esse autor nos últimos anos, principalmente nas áreas da antropologia e dos estudos literários e linguísticos.

Nesse evento, teremos a presença de estudiosos que abordarão a obra amadiana, através dos pontos de vista literário, artístico, linguístico e antropológico. Farão parte dessas discussões o professor, doutorando pela UFBA, Marcos Cezar Botelho de Souza que falará sobre a leitura da obra de Jorge Amado pelo cinema, e o professor doutor Gildeci Leite que discutirá a noção de afro baianidade em obras como Tendas dos Milagres, Jubiabá etc. Além desses conferencistas, professores da UESB mediarão e apresentarão trabalhos. Três seções de comunicações oportunizarão apresentações de trabalhos por estudantes, pesquisadores da UESB e de outras instituições.


O segundo evento, sob o título de "Identidades linguísticas e culturais", a se realizar nos dias 12 e 13 de dezembro, consistirá em minicursos, apresentações de comunicações e palestras sobre o tema emergente da produção e invenção de identidades de gênero, sexuais, raciais, sociais e linguísticas na contemporaneidade, assim como a produção artística e literária, presente nesse contexto. Nesse evento teremos comunicações, conferências, minicursos, que versarão sobre cultura, língua literatura, gênero, raça, sexualidade etc. Os professores doutores da UFBA José Amarante Sobrinho, Florentina Silva Souza e José Henrique Freitas, o professor Jorge Augusto da UESB e a pesquisadora Marisa Falcão farão parte de mesas que versarão sobre a relação língua, cultura, arte e sociedade contemporânea.

As inscrições começam no dia 30/08 de 2011 (terça-feira) e podem ser feita no blog: cellicuesb.blogspot.com, ou no DCHL/UESB (Departamento de Ciências Humas e Letras), rua José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho- Jequié/Ba.

Prof. Dr. Marcos Aurélio Souza

Coordenador do I CELLIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário