CARTA À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UESB
Jequié, 05 de agosto de 2011.
É com muita alegria que nós, representantes dos Centros Acadêmicos (CA’s) e militantes do Movimento Estudantil (ME) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), registramos a importância e os resultados do movimento político vivido entre os dias 22 de março a 12 de julho do ano de 2011 na UESB, protagonizado por nós.
Este movimento se consolida como um marco na História da Universidade e do ME, pois, o mesmo, deu início às manifestações ocorridas no Brasil no corrente ano. A sua força resultou em um movimento grevista unificado entre discentes e docentes que impulsionou as demais universidades estaduais a ostentar também a greve e lutar por uma Educação de qualidade para o estado da Bahia.
A greve dos discentes foi marcada por uma campanha nas redes sociais que deu visibilidade nacional à UESB – Jequié. Foi com a participação da base de forma democrática nas reuniões, assembleias, articulações, negociações, passeatas e ocupações da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e da Reitoria da UESB que obtivemos conquistas significativas para a Educação baiana.
No entanto, com o objetivo de tornar público, elencamos aqui as conquista da UESB campus de Jequié:
· Retomada das obras no campus de Jequié: Módulo de aulas “A lenda” e pavimentação.
· Melhorias para acessibilidade no campus.
· Liberação do Quadro de Cotas Mensais do orçamento da universidade (QCM)
· Termo de compromisso assinado pela reitoria com os estudantes
· Instalação de ar condicionado nas salas
· Articulação dos estudantes das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAS)
· Retomada da reformulação do Estatuto da UESB
· Retorno da Assembleia Universitária
· Data fixa para recebimento da bolsa de Assistência Estudantil
· Contratação e Abertura de concursos para professores substitutos
Vale ressaltar que além destas conquistas, os 107 dias de mobilizações, na UESB de Jequié, proporcionaram a cada militante um crescimento político, ideológico e humano extraordinário.
Entendemos que agora a UESB vive um novo tempo, configurado por uma consciência que acredita nas possibilidades de conquista através da luta conjunta.
Neste sentido, aproveitamos para convidar a cada estudante para participar da escolha da nova coordenação do Diretório Central dos Estudantes DCE que terá como objetivo a continuidade das nossas lutas e formulação das políticas estudantis.
Assinam esta carta os representantes dos Centros Acadêmicos e Militantes do Movimento Estudantil.
"Se ainda sonho com uma Universidade mais digna e democrática, da luta não vou me retirar, 'até a liberdade raiar'."
Glauce Souza Santos - Discente do curso de Letras - UESB - JQ
Muito esclarecedor esta sua postagem minha amiga Gal. É por por causa de pessoas engajadas e comprometidas como você e outros tantos lutadores desta causa, que ainda existe esperança...Parabéns!!!!
ResponderExcluirNossa Gal, como você escreve bem!
ResponderExcluirSeus textos são de uma clareza, que poucas vezes eu ví em outros "autores"!
Parabéns!
Vou "voltar" aqui sempre!