domingo, 30 de outubro de 2011

O Sermão do Monte, onde Ser é o bastante



Texto dedicado à Adriana Ichim a quem já teve o privilégio de ouvir

as doces palavras do Pr. Carlos Queiroz.


Acabo de ler o livro Ser é o bastante – felicidade à Luz do Sermão do Monte, do pastor cearense Carlos Queiroz. Neste livro o autor discorre sobre os ensinamentos do Sermão do Monte, mensagem importante para todo aquele que se torna ou pretende se tornar seguidor de Jesus.

Embora o Sermão do Monte seja um texto bastante conhecido da bíblia, Carlos Queiroz nos convida a lê-lo com encanto e deslumbre como quem lê pela primeira vez. Para ele, a redescoberta da vocação humana talvez seja um dos mais significativos aspectos abordados neste texto.

O autor discorre com maestria e simplicidade sobre a proposta apresentada no texto bíblico que aponta para a realização plena de nossa humanidade. Segundo ele, ser gente é o que há de mais profundo na vocação dos seguidores de Jesus.

Queiroz enfatiza em seu livro a radicalidade e não extremismo que há no texto do Sermão do Monte. Como também, faz questão de analisar os ensinamentos do mestre e faz isso detalhadamente versículo por versículo. Mostrando que o pobre de espírito citado por Jesus é aquele que tem exclusiva e total dependência de Deus. O conceito de Pobre/humilde apresentado por Jesus implica numa condição de alma, num estado de espírito, numa nova atitude em relação a Deus. O conceito de Jesus em relação à mansidão também nos é revelado. Segundo o autor, Jesus poderia utilizar seu próprio exemplo de vida ao falar em mansidão. Jesus vivia de tal forma a sua condição de ser que não sentia necessidade de provar aos outros coisa alguma, nem de competir por aquilo que não era, pois para ser não precisava destruir pessoas.

São conceitos de mansidão, felicidade, humildade, sensibilidade que nos são apresentados neste livro. Além disso, Carlos Queiroz nos proporciona uma reflexão sobre as inovações da oração do Pai nosso. Oração que segundo ele é a oração da intimidade, da dependência, da entrega absoluta, incondicional, da comunidade e da transcendência.

Leio este livro em um período da minha vida em que escolho me engajar em um novo projeto, onde Ser é o bastante.

2 comentários:

  1. Vamos aprender com o sermão do monte os conceitos mais primordios do que seja um verdadeiro cristão.
    amo suas verdades.

    ResponderExcluir
  2. Ele é fera. Tive o privilégio de ouvir o pr. Carlos Queiroz esse ano e fiquei apaixonada Quanto ao livro, estou lendo e é isso tudo e muito mais. Camila Vaz

    ResponderExcluir