terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Amadurar


 
Labor doloroso, sair do verde.
Renúncia do incerto que fui.
Amadurar...
Degustar o gosto bom que no maduro há.
Amadurecer...
Conhecer o gosto gostoso da fruta do ser.
Labor prazeroso, me conhecer. 






terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os personagens invisíveis do carnaval de Jorge Amado

Texto publicado no site F5 Jequié http://www.f5jequie.com.br/colunas/70-os-personagens-invisiveis-do-carnaval-de-jorge-amado.html

Para Lucas Correia, meu Balduíno


Este ano, o carnaval da Bahia tem como tema O país do carnaval, pois irá homenagear o centenário do escritor baiano Jorge Amado, autor de obras como Gabriela cravo e canela, Tieta do Agreste, Capitães da areia, Jubiabá, Cacau, Quincas Berro D’água dentre outras.
Em seus livros, Jorge Amado mostrou ao mundo a diversidade que compõe a Bahia e descreveu nossos vagabundos e excluídos dando a eles uma grande visibilidade. Em Capitães da areia e Jubiabá notamos a presença desses personagens nos becos, vielas, botecos e vários outros lugares da grande cidade misteriosa.
Seus personagens esfarrapados e esfomeados representam grande parte da população da cidade de Salvador. E são eles que a conhecem como a palma das suas mãos e buscam a cada dia a sobrevivência em meio às desigualdades.  
Mas, diferente das obras amadianas, a telinha da TV mostra o carnaval de gente rica usando seu caro abadá e cantando “Sou camaleão sou o seu amor...”. Enquanto isso, os personagens de Jorge catam latinha, vendem cerveja bem gelada, seguram a corda do bloco sem saber quando receberão o mísero pagamento e pulam na pipoca. Suas aparências e seus trajes não ajudam a grande mídia e a cor da pele atrapalha muitas vezes, por isso, eles não são filmados. São meninos de rua, alcoólatras, prostitutas, sindicalistas e todo tipo de desfavorecido. Destas pessoas, só interessa mesmo a mão de obra barata que em nada compromete o lucro arrecadado na festa pelos empresários. O carnaval na Bahia garante lucro para dono de bloco e curtição para quem tem dinheiro.
Meu desejo é vê gente como Pedro Bala, Sem Pernas, Balduíno e Quincas usufruir desta festa, como um direito. Mas, pelo jeito, isto está bem difícil de acontecer porque o país é do capital e o carnaval não é para qualquer um.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Resultado do sorteio do livro Ficções do feminino

Olá pessoal, conforme combinado. Estamos publicando o resultado do sorteio. Segue o conteúdo do email enviado à professora Adriana Barbosa para escolha do número, bem como a resposta da mesma. (Clique na imagem)

Os comentários já estão publicados e pela ordem de participação, o nome contemplado foi o de Fania.
Favor conferir:







terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sorteio do livro Ficções do Feminino

Em Ficções do Feminino a escritora Adriana Maria de Abreu Barbosa, analisa os textos de algumas escritoras brasileiras  como Patrícia Galvão (PAGU), Clarice Lispector, Sônia Coutinho, Patrícia Melo, Lya Luft e Helena Parente Cunha, em uma perspectiva feminista. 

Este livro pode ser seu!

Por quê? 
Porque a professora Adriana Maria de Abreu Barbosa disponibilizou um exemplar para sorteio.

Como participar do sorteio?
Deixe aqui um comentário respondendo a seguinte pergunta: Por quê você deseja ler o livro Ficções do feminino?. 
Não esqueça de informar seu nome e email. Só serão válidos os comentários feitos até o dia 12 de fevereiro de 2012. 

Como será feito o sorteio? 
A professora Adriana Barbosa baseada na quantidade de comentários escolherá um número qualquer e me enviará um email informando a sua escolha (Para que não haja dúvidas a respeito da credibilidade do sorteio publicaremos o email). Os comentários serão numerados por ordem de publicação e só serão divulgados após a escolha do número. Será permitido, somente um comentário por cada participante. 

Boa sorte!