quinta-feira, 15 de março de 2012

Raça, gênero e o exercício intelectual





Gloria Jean Watkins ou simplesmente bell hooks*, é uma intelectual negra norte americana nascida na década de 50. Em seu texto Intelectuais Negras, ela discute sobre a importância do trabalho do intelectual, sobretudo os causadores da desvalorização das intelectuais negras e os seus dilemas.
Com o objetivo de sobreviver a uma infância dolorosa, bell hooks volta-se para o trabalho intelectual acreditando ser ele o instrumento de compreensão da sua realidade e do mundo em volta, como também, uma parte da luta pela libertação e compreende os danos da subordinação sexista na vida intelectual negra norte americana. Para ela, esta subordinação continua a obscurecer e desvalorizar a obra das intelectuais.
A pensadora afirma, que a negação às mulheres a oportunidade de seguir uma vida da mente é atuação do patriarcado capitalista com supremacia branca. Por isso, acredita que só através da resistência efetiva é possível exigir o direito de afirmar uma presença intelectual. Para ela, haverá maior estímulo para que as jovens estudantes escolham caminhos intelectuais quando comunidades negras diversas enfocarem os problemas de gênero e o trabalho de estudiosas for lido e discutido mais amplamente nesses lugares.
Hooks acredita que o trabalho intelectual pode nos ligar a um mundo fora da academia, aprofundar e enriquecer nosso senso de comunidade. E é essa ideia que ela afirma querer compartilhar com as jovens negras temerosas de que o trabalho intelectual nos aliene do mundo “real”.
Portanto, orienta as intelectuais negras comprometidas com práticas insurgentes a reconhecer o apelo para falar abertamente sobre a vida intelectual e sobre o trabalho como forma de ativismo. Pois, segundo ela, quando o trabalho intelectual surge de uma preocupação com a mudança social e política radical, quando esse trabalho é dirigido para as necessidades das pessoas, nos põe numa solidariedade e comunidade maiores e enaltece fundamentalmente a vida.

___________________________________________
*O apelido que ela escolheu para assinar suas obras é uma homenagem aos sobrenomes da mãe e da avó. O seu texto é assinado com letra minúscula, opção da própria autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário