domingo, 31 de maio de 2009




Gente vejam o que aconteceu...
Alguns dias atrás a professora Zilda Freitas nos pediu uma análise escrita do poema "O infante" do grande poeta português, Fernando Pessoa. Fiz toda a análise (Forma e conteúdo) e resolvi conferi se na internet tinha alguma coisa que contribuiria ou apontaria para algum "erro" da minha análise. Entrei em um blog, que por sinal, esqueci o endereço. Lá encontrei o poema "O infante" e uma descrição do mesmo. Toda empolgada que sou (como diz minha amiga Janailli), mergulhei na leitura e percebi que havia uma grande incoerência ou melhor, havia um equívoco na descrição feita. O blogueiro dizia que o poema "O infante" era todo composto de versos decassílabos. Coisa que não percebi ao fazer a minha análise. Aprendi a analisar poemas nas aulas de Teoria da Literatura I com o poeta José Inácio Vieira de Mello. Lembro o professor contando e cantando as sílabas e tocando os dedos em sua barriga rsrsrs... Foram três aulas tão intensas que tudo aquilo que era necessário aprender para escandir poemas ficou gravado em minha mente e espero não esquecer nunca mais. Sei que ainda não tenho memorizado todos os termos que utilizamos na escansão. Mas, na hora de escandir fico bastante atenta.
Esta incoerência encontrada na internet me levou a uma reflexão que muitos também já devem ter feito. Não pensem que tudo que está na internet é absolutamente verdade, “Internet é terra de ninguém” portanto amigos, ao pesquisarem na net procurem comparar e tirar dúvidas com professores e procure confiar mais em você.

Um comentário:

  1. Gal... adorei suas observações....
    devo concordar com a grandiosidade de Fernando Pessoa....
    quanto ao poema O Infante... ele nao é todo decassilabo mesmo nao.... as 5 ultimas estrofes possuem metro 9....
    adoro esse poema e sua literariedade.....
    bjos....
    seu blog esta d+
    ass... Uill...

    ResponderExcluir