terça-feira, 21 de maio de 2013

Crônica para Léo



Contaram-me que você nasceu enorme, pesando quase cinco quilos, que era um bebê lindo e guloso. As fotos da infância revelam um pouco da tua personalidade forte. Vejo aqui em casa, tanta foto sua com a cara fechada, triste, zangado porque não queria tirar a foto, não tava afim e não ia fazer isso apenas para agradar alguém, ponto final. 

Sabe meu irmão? Às vezes me pego lembrando a infância que tivemos. Morávamos naquela casinha, verdadeiro retrato da condição social em que vivíamos. E sabe? Bate uma saudade... não da dificuldade que passávamos, mas dos momentos que passamos juntos, dos princípios que nossos pais nos ensinaram, das nossas viagens para Barra Grande, das nossas brigas...Lembra como você me deixava nervosa quando vinha beijar a minha testa e propositalmente a deixava molhada do seu beijo? Essa brincadeira você denominou de “TO-CA-IA”, um verdadeiro neologismo. Ah...eu te xingava tanto de “BESTALHADO!!!” e tentava te bater. Confesso que as suas brincadeiras eram as melhores, sem falar das paródias que você fazia... Lembra quando mainha nos reunia para o culto doméstico, cantávamos músicas do cantor cristão e você ficava fazendo um batuque legal para dá vida àqueles hinos? Você já era bem moderno...rsrsrs 

Minha memória guarda todos estes momentos... Léo jogando bola na rua ou quando ficava horas conversando na porta de casa com os colegas. E assim você foi crescendo e eu crescendo junto e aprendendo contigo. Sabia que foi com você e com Geovany que aprendi a ouvir boas músicas como as de Legião Urbana e Engenheiro do Hawai? Impossível ouvir as músicas Terra de Gigantes e Pais e filhos e não me lembrar de vocês. Elas são emblemáticas para mim. Outra coisa bastante viva em minha memória é a sua rebeldia rsrsrs, coisas da própria idade...mas, mesmo assim são sérias e nossa mãe esteve atenta, cuidando para sempre te ensinar o melhor, o correto. Lembra quando você foi para Salvador escondido de painho? E aquela viagem para a micareta de Vitória da Conquista em que você ainda levou uma pessoa de menor com você? Mas esse adolescente foi tomando juízo, se tornando mais responsável e mais preocupado com a família... 

Hoje olho para você e vejo que és um adulto maduro, responsável e que possui uma visão de mundo extraordinária. Aprendo muito contigo, nas nossas conversas, nossas analises críticas da realidade do mundo, do nosso país, da nossa própria vida. Aprendo com a tua coragem de enfrentar as dificuldades e até mesmo com a tua compreensão de que na vida “Por mais que a gente cresça. Há sempre alguma coisa que a gente não consegue entender...” 

Hoje você completa mais um ano de vida, mas, quem ganha mesmo o presente somos nós, por te ter ao nosso lado, por ter esse Léo brincalhão, resenhista, forte e maduro. 

Feliz aniversário meu irmão! Te amo!!! 

Com carinho, 

Gal 

19/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário