sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

2º Resumo



O segundo resumo é referente ao texto O Desenvolvimento como Problema Nacional de Florestan Fernandes (versão condensada da conferência realizada no Centro Acadêmico André da Rocha, em 13-3-1967, sob o patrocínio de vários centros acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), lido e estudado na disciplina Realidade Brasileira e Contemporânea.

O Desenvolvimento como Problema Nacional

Segundo Florestan Fernandes, as duas principais definições de desenvolvimento na sociologia são propostas ao nível da análise estrutural-funcional e da análise histórico-sociológica. A partir da analise estrutural-funcional, o desenvolvimento equivale a diferenciação das formas da integração da ordem social e pode ser representado como “multiplicação” das formas de interação numa sociedade. Na análise histórico-sociológica, o desenvolvimento significa o modo pelo qual os homens transformam socialmente a organização da sociedade e pode ser representado como “a forma histórica pelo qual os homens lutam, socialmente”.

Para Florestan, em termos sociológicos, o desenvolvimento deve ser encarado através de um grupo de sociedades, que compartilhe um mesmo padrão de civilização e as diferentes possibilidades que este oferece às sociedades que o compartilham para realizar um destino social historicamente comum. Segundo ele, a moderna civilização industrial, desde as suas origens alcançou maior ritmo de crescimento em certos países, embora ao longo prazo certas transformações substanciais se manifestem em todas as sociedadea que a compartilham. Numa civilização que passa como suporte societário um sistema social diferenciado e instável, a mudança constitui o meio fundamental de preservação do equilíbrio social.

O ritmo dentro do qual a mudança se manifesta é que varia. Florestan Fernandes afirma que quanto maior for o grau de integração da ordem social, tanto maior será a instabilidade dos fatores socioculturais dinamizados pelo funcionamento normal do sistema social. Em conseqüência, a intensidade e os efeitos da mudança social serão maiores, mas para se entender isto que Florestan chama de aparente paradoxo, é preciso compreender-se, como o regime de classes, a economia capitalista, a tecnologia cientifica e a organização estatal combinam-se nessa civilização.

Segundo ele, a posição das classes sociais na estrutura de poder da sociedade é que determina e gradua a maneira pela qual as mudanças sociais se concretizam historicamente. A “luta pelo poder político, representa uma luta pelo controle da mudança social”.

Dois aspectos centrais do funcionamento e expansão da moderna “civilização industrial” são discutidos. De um lado o fato de que ela tende a privilegiar a sociedade nacional que possua ou possuam condições mais vantajosas para o aproveitamento-limite das potencialidades de desenvolvimento do próprio padrão de civilização considerado. De outro lado, as sociedades nacionais que se polarizam marginalmente acabam ficando numa posição de desvantagem, pois o destino da civilização de que compartilham é determinado pelos interesses das nações que “comandam” o processo civilizatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário